Tyrrell P34 – O carro de 6 rodas

Com tantas invenções nos carros de Fórmula 1 atuais como difusores, asa flexível, aerofólios diferentes, me veio a cabeça um projeto bastante ousado de 1976. A Tyrrell, uma das grandes equipes daquela época, resolveu inventar um conceito inovador, que chamaria a atenção de todo o mundo do automobilismo: Um carro de seis rodas, sendo que quatro delas seriam na frente. Inicialmente, muitos achavam que será apenas um golpe publicitário da equipe, mas o projeto nasceu e alcançou alguns bons resultados na Fórmula 1.

Ken Tyrrell observa a Tyrrell P34 de Scheckter

O responsável por tal projeto foi o engenheiro Derek Gardner. Derek, por exemplo, foi quem desenvolveu o sistema de tração nas quatro rodas para a Matra em 1969, equipe por qual o escocês Jackie Stewart. A idéia de Derek, com o P34, era reduzir a área frontal do carro, utilizando pneus menores, para se obter uma melhor penetração aerodinâmica. Com isso, a Goodyear, que fabricava pneus para quase todas as equipes na época, teve que começar a produzir pneus especiais para o carro da Tyrrell, que era de 10 polegadas.

Patrick Depailler foi o primeiro a pilotar o P34

Quem estreou o carro foi o francês Patrick Depailler, no GP da Espanha, emJarama. Seu companheiro de equipe, o sul-africano Jody Scheckter, deu a única pole positio e também a única vitória a um carro de seis rodas na Fórmula 1 .A. O P34 se mostrou de certa forma, competitivo, mas nada que enchesse os olhos. Apesar dos bons resultados obtidos em 1976, a equipe esperava mais do carro. Mas o P34 começou a apresentar suas dificuldades.

Embora a área frontal do carro diminuísse, a aerodinâmica que era proporcionada pelo rombudo bico do carro não era boa, além dos pneus traseiros continuarem com as mesmas dimensões dos outros carros de Fórmula 1 daquele tempo, o que acabou deixando a área frontal praticamente igual.

Ronnie Peterson não conseguiu grandes resultados com o P34

Outra dificuldade que a equipe encontrou foi ter que enfrentar o fato da Goodyear ter que desenvolver os pneus frontais de 10 polegadas que nenhuma outra equipe na Formula 1 usava. Esse fato fez com que a fornecedora de pneus, em certo momento, tivesse deixado a Tyrrell com grande desvantagem para as outras equipes, pois teria de optar por pneus mais evoluídos atrás e equilibrado e com melhor aderência, ou pelos pneus antigos, que eram menos eficazes, além de deixar o carro sem equilíbrio.

Com o tempo, o P34 sofreu várias modificações, o que o deixou muito mais pesado.  Em 1977, quando o sueco Ronnie Peterson entrou na equipe no lugar de Scheckter, o carro só apresentou mais problemas. Com quatro pódios e 27 pontos no final do ano, a equipe desiste do P34 para correr com um carro com as tradicionais quatro rodas.

Ganley testou o March 2-4-0. O carro era bom, mas tinha uma caixa de câmbio problematica

Outras equipes, como March e Williams, tentaram construir um carro com seis rodas também, mas com dois eixos traseiros, o que acabou sendo certo. Pela March, o modelo era chamado de 2-4-0, e foi testado pelos pilotos Howden Ganley e Ian Scheckter. Ambos elogiaram o carro, que era rápido, com boa aerodinâmica, mas tinha sérios problemas de câmbio. Na Williams, o carro com as quatro rodas traseiras deu muito certo, chegando a bater recordes em seus testes. Porém, a FIA, observando tamanha superioridade, baniu o carro da Williams, além de proibir qualquer carro de seis rodas na Fórmula 1.

Um breve resumo sobre o P34: O carro disputou 30 GP’s, fazendo sua estréia no GP da Espanha de 1976, em Jarama, como o piloto Patrick Depailler. Em suas 30 corridas, o carro fez uma pole e venceu uma corrida, tudo no GP da Suécia de 1976. Foram conquistados também 14 pódios, três voltas mais rápidas e um total de 83 pontos com o carro de 6 rodas. Seus pilotos foram o sul-africano Jordy Scheckter, o Frances Patrick Depailler e o Sueco Ronnie Peterson.

O carro correu pela última vez no GP do Japão de 1977, com um segundo lugar de Depailler no Japão, corrida disputada em Fuji. Quem deu a única vitória ao carro foi Scheckter. Na temporada de 1976, o carro conseguiu o terceiro lugar no campeonato de construtores e terceiro e quarto no de pilotos. Em 1977, o carro ficou com sexto lugar nos construtores.

Mais fotos do P34:

Patrick Depailler na Tyrrell P34

Patrick Depailler na Tyrrell P34

Detalhe nos dois eixos dianteiro da Tyrrell

Ronnie Peterson com seu P34 disputa posição com a Lotus de Gunnar Nilson

Pironi testando o P34 em Paul Ricard

A Tyrrell P34 dispunha de duas pequenas “janelas” para que o piloto pudesse ver as pequenas rodas dianteiras

 

Patrick Depailler e Ronnie Peterson em Interlagos, 1977
Ronnie Peterson se apresentando a Tyrrell. Ao seu lado, o P34
Patrick Depailler em Fuji, no Japão. Na corrida com forte chuva, o francês conseguiu um bom terceiro lugar
Mecânico coloca uma das 4 rodas dianteiras no carro de Peterson
Depailler em Mônaco. Com seu terceiro lugar, junto ao segundo de Scheckter, o P34 conseguiu seus dois primeiros pódios
O March também fez um carro de 6 rodas, mas com dois eixos na traseira. O carro era bom, mas a caixa de câmbio era problematica e a March decidiu desistir do projeto
A Williams fez seu carro de seis rodas baseado no da March. O projeto deu certo, e o carro saiu um foguete. Porém, a FIA proibiu a entrada do carro pela sua grande superioridade
Patrick Depailler no P34. O ano de 1977 seria o último do carro

 

Jackie Stewart também andou no P34

Videos:

Mais uma vez, quero agradecer ao meu amigo Rian, do blog http://f1nostalgia.blogspot.com/ , por me ajudar com informações e fotos. Visitem o blog dele!

About these ads

Publicado em outubro 25, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. Como havia disto, o texto está muito bom e você se superou nas fotos.
    Daquela primeira lá em cima eu tenho uma miniatura… E vou dizer, o carro é tão estranho que é até bonito.

  2. Já é um desafio fazer miniaturas com 4 rodas, agora com 6, sendo as 4 da frente tão pequeninas… acho que eu precisaria de uma pinça.

    Abraço forte, matéria muito recheada de informações importantes!

  3. Comentário postado numa comunidade Orkutiana por aí sobre uma foto de uma P34: “Essa foto tá meio distorcida. Esse carro parece ter quatro rodas dianteiras!!”

    Parabéns pelo post, Daniel!!

  4. Strange this post is totaly unrelated to what I was searching google for, but it was listed on the first page. I guess your doing something right if Google likes you enough to put you on the first page of a non related search.

  5. Przypadkiem zajrzalem na twoj blog, ciekawe artykuly widze, musze tu wpadac czesciej

  6. It is good too read your site again, i see some interesting updates here..

  7. Your site design looks cool. What template did you use ?

  8. Did my buddy obtain the blog comment? So on my friend’s weblog i clicked on add a comment & i did.. Then i clicked post and a few minutes later went back to nose on what i had written but it showed that no comments had been posted. Does this mean they were not posted & can i somehow find what i wrote somewhere ?

  9. Is this cms you use good for my first site ?? I want to start blogging soon and looking for good platform…

  10. Great post and right to the point. I don’t know if this is really the best place to ask but do you folks have any ideea where to get some professional writers? Thanks in advance :)

  11. Do you think, that this cms is good for my first website ?

  12. Is there any other site where i could find some better content? I tried to check out exploited college girls but it was down?

  13. Howdy. I am very satisfied I came across this blog, I truly discovered you by mistake, whilst I’d been searching Live search for another thing, Anyway I am here now and would just like to appreciate it for the excellent blog posting as well as a all round intriguing web web-site (I additionally like the theme/design). I have saved it and also subscribed to the RSS feeds. With regards, Alisha.

  14. Interesting article, I totally agree with other commenters, Keep us posting

  15. Is there any other site where i could find some better content? I tried to check out exploited college girls but it was down?

  16. Well I sincerely enjoyed reading it. This post provided by you is very useful for correct planning.

  17. hi thanks for the article.

  18. How to earn money — tjana pengar with no employment, tips to help to make more income?Besides finding a job, that is in fact very difficult these days, whilst I am searching for work, what exactly are many ways or even guidelines I can make additional money at the same time? Virtually any concepts. Apart from internet surveys or even on-line gadgets. Anything I’m able to carry out in the real world or something. Assist me you should. Along with many thanks. Ways that they I will generate profits.

  19. Can anyone help me purchase Zhu Zhu pets Hamsters?I am searching for Zhu Zhu pets but all the stores similar to Focus on as well as Supermarkets can be bought out! I truly wished to find some good regarding my own grandbabies. Help!

  20. How to clean up obscure dish washer cleaning soap away my personal apparent consuming eyeglasses?Our crystal clear, colorless, having cups are usually obscure after a lot of flushes within my dishwasher. What / things I do to scrub this errors over goblet?

  21. Buen Artículo
    Me gustó la forma en que aborda sobre el tema.
    Seguiré visitando esta web

  22. muito Bom,gostei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: