A volta de Schumacher para as pistas foi realmente boa?

A volta do heptacampeão Michael Schumacher tem levantado várias questões e dividido a muitos. Afinal, por que o alemão não estaria rendendo tanto quanto rendia na Fórmula 1 antes de sua primeira aposentadoria? Seria por não estar na forma ideal? Ou por que a Fórmula 1 de hoje é diferente da que o mesmo competia?

Analisemos a questão. Quando anunciou que ia parar em 2006, era evidente seu arrependimento com relação a isso. Após dois anos e meio parado, surge a oportunidade de guiar novamente pela Ferrari no lugar de Felipe Massa que estava impossibilitado de guiar após o acidente da Hungria. Era dado tudo como certo, até aparecer um suposto problema de pescoço do heptacampeão, mas que quase ninguém acreditou nisso, nem eu. Uma boa hipótese é de que, sem querer queimar seu filme, ele teria negado voltar e até foi esperto, pois vimos o que aconteceu com Luca Badoer e Giancarlo Fisichella. Depois disso, no fim de 2009, Schumi receberia uma proposta para correr pela Mercedes e não pensou muito para dizer sim.

Cria-se então todo um alvoroço em sua volta, já que era a volta do melhor piloto do mundo ou pelo menos o que tem mais títulos e vitórias na categoria. Além de tudo, foi uma grande jogada de marketing, já que se tratando de Schumacher e de sua história na Fórmula 1, qualquer pessoa até os que não entendem tanto de Fórmula 1 querem vê-lo correr. Porem, seu rendimento esse ano está muito abaixo do que muitos esperavam. Não conseguiu sequer um pódio durante o ano, já seu companheiro de equipe, o também alemão Nico Rosberg, conseguiu três pódios e até a liderar corrida esse ano chegou. Além disso, a vantagem de pontos entre os alemães é muito grande. Rosberg soma 90 pontos, enquanto Michael apenas 36 e pior que ele corre o risco de ser ultrapasso por Sutil, da Force India, Barrichello, da Williams e ate pelo japonês Kobayashi, da Sauber, já que para esses a diferença de pontos é pouca.

Então o que justifica o baixo rendimento de Schumi na temporada? Acredito que o nível de competitividade aumentou muito, as regras já são outras, os carros são diferentes do que o mesmo pilotava na época em que dominou a Fórmula 1. O fato também de ter ficado muito tempo sem pilotar um carro de Fórmula 1 também pode ter influência nisso, pois o mesmo pode não estar em condições físicas ideais ainda. E também pode ocorrer do fato de seu carro não estar a gosto de sua pilotagem, assim como pode estar acontecendo com o Massa esse ano. Mas sua volta não foi tão ruim como falam para a Fórmula 1, principalmente para os pilotos mais jovens. Imagine quantos pilotos no grid sonharam em pilotar com Schumi, até mesmo ultrapassá-lo? Apesar de seu baixo rendimento este ano, acredito que para o ano seguinte, juntamente com uma melhora do carro da Mercedes, Schumacher possa até brigar pelo titulo como ele mesmo quer, mas sem a mesma moleza de antes.

Publicado em julho 22, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Tudo o que você mencionou ajuda para que ele esteja onde está. Talvez ano que vem a coisa melhore. Tomara, já que seria ÓTIMO para a Fórmula 1 que ele voltasse a ser como antes.

  2. Eu acho que o problema que o Schumacher está enfrentando é igual ou pelo menos parecido com o problema do Massa. Os carros não têm nada a ver com o estilo de pilotagem dos dois. Não creio que no caso do Schumacher seja por conta dos anos parados. Ele já teve quilometragem suficiente na pré-temporada e na temporada até agora pra se adaptar. Acho que ele já está em condições competitivas, mas o estilo de pilotagem não casou com o carro.

    • Esse também pode ser o caso Carlos, não citei no blog mas eu pouco vejo ele falando sobre isso. Acho que esse ano ele esta pegando o jeito da coisa de novo e ano que vem podemos ver um Schumi bem mais rápido e competitivo.

  3. Eu sinceramente não gostei muita da volta do Schumacher,o cara já é o piloto que detêm a maioria dos recordes da F1,e ainda quer correr?

    Preferia o Heidfeld na Mercedes do que o heptacampeão mundial recém-saido da aposentadoria.

    • Bom, realmente não foi necessaria a volta dele, mas se ele voltou… e também acho que o Heidfeld renderia até mais pelo menos esse ano, agora espero que os dois obtenham sucesso ano que vem e que o Heidfeld consiga uma vaga em alguma equipe na Fórmula 1.

  4. Uma soma de fatores vem atrapalhando Schumi. Os carros estão bem diferentes, com asas bem diferentes de sua epóca, não tem mais o Controle de Tração.
    Agora Michael, não é unanimidade na sua equipe, nem sempre o favorecem, como sempre aconteceu nos seus tempos de Ferrari.
    A competitividade aumentou na categoria, antes os titulos ficavam entre ele e Alonso. Nesse tempo que ficou fora, muitos pilotos bons entraram e estão disputando titulos, o que deixa o alemão pra trás.
    O tempo tambem ajuda, porque em seu ultimo titulo Schumacher tinha 35, já agora tem 41, estava 3 anos fora das pistas, caindo de moto e tudo.

    Antes da temporada achei que ele conseguiria ir bem, mas errei redondamete, e agora estou achando que essa volta foi um grande erro, pois esta manchando um pouco sua história na F1.

  5. Leonardo da Silva Almeida

    olha, fazendo uma analogia aqui: eu acho que o schumacher é uma espécie de silvio santos das pistas. nenhum dos dois precisa mais de dinheiro, pois ambos são muito ricos.
    o que eu percebo é que eles têm profunda paixão pelo que fazem, pois foi aquilo que lhes deu reconhecimento, fama e fortuna….

    eu pelo menos já esperava que o schumacher não voltaria mais com o mesmo pique e que não alcançaria mais bons resultados, visto que ele foi pra uma equipe de pouca expressão e de carro mediano, e o seu condicionamento físico….sim, porque uma corrida de f1 exige muito fisicamente de um piloto…..

    • Exige sim Leonardo. É o que eu disse, tem que ter condicionamento fisico mesmo e ele parece que esta fora de forma, pelo menos agora. REsta a ele usar essa temporada como evolução para a temporada seguinte.

  6. Decepção total, era melhor não ter voltado p nao queimar o nome

  7. E ai Daniel, gostei muito do blog.
    Eu acho que a volta do Schumacher está sendo ruim, mas não foi um erro uma volta dele, eu como fã, acho que ele vai mostar para que veio, ano que vem, quando já vai ter tido uma boa quilometragem, e acostumado a nova F1, não esparava nada de especial neste 1° ano de volta as pistas, mas espero sim, algumas vitorias, e algum possivel titulo.
    Acho que o que pesou para ele nessa volta, foi o fato do carro ser diferente, e também ficar parado por 3 anos.
    Apesar dos jornais estarem criticando o Schumacher, e algumas pessoas falando que o Schumacher é uma falcatroa, e prova é essa, não acho que devemos tirar as nossas duvidas sobre o talento dele, neste ano, pois ele está meio velho, e ficou parado a 3 anos, acho que muitos iram se surpreender com o 2011 do Schummy.

    Um otimo blog o seu, continue com o seu trabalho, hehe.
    Abraços e até mais

    • Eu também gosto do Schumi e o que você falou faz sentido. Além de estar mais velho, ficou esse tempo parado mas pode usar essa temporada para pegar o ritmo para o ano que vem. Seria bom ve-lo disputando o titulo. Obrigado pelos Elogios Lucas, abraço ate.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: