Os cinco candidatos: Fernando Alonso

Hoje, dou inicio a série falando dos cinco candidatos ao titulo mundial de pilotos de 2010. Começo falando pelo espanhol Fernando Alonso, piloto da escuderia italiana Ferrari. Companheiro do brasileiro Felipe Massa, chegou a Ferrari vencendo a primeira corrida do ano, na sonolenta Bahrein e contando com a sorte do problema do carro de Vettel, mas venceu e isso contou pontos preciosos para o Espanhol. Depois, veio a corrida da Austrália, aonde na primeira curva roda ao ser tocado pelo carro de Jenson Button. Faz uma grande corrida de recuperação e termina em quarto, atrás de Felipe Massa. Na Malásia, graças a um erro da Ferrari, tanto ele quanto Felipe largam entre os últimos e fazem uma boa corrida de recuperação até chegarem nos dez primeiros. Sem uma marcha, Alonso tenta encostar em Massa nas ultimas voltas, mas o brasileiro ultrapassa Button e deixa o inglês na mira do espanhol. A primeira tentativa de passá-lo na primeira curva da resta dos boxes da errado, quando o espanhol toma o troco do inglês. Na volta seguinte, outra tentativa e um erro do espanhol, acompanhado da quebra do motor depois e perde a liderança do mundial com isso.

Vem a corrida da China. Alonso pula para o primeiro lugar, mas queimando a largada e é punido com uma passa pelos boxes. Ainda se envolve em uma “polêmica” ultrapassagem sobre Massa na entrada dos boxes. Chega em quarto ao final da corrida. Correndo em casa, na Espanha, Alonso estava bem acomodado em quarto, quando Vettel e Hamilton, que estavam a frente do espanhol, tem problemas e ele herda a segunda posição. Na corrida seguinte, em Mônaco, liderava todos os treinos livres até que, no terceiro treino, bate e destrói o chassi que tem que ser trocado. Não treina e tem que largar dos boxes. Se aproveitando da entrada do carro de segurança na primeira volta, coloca pneus duros para ir até o fim da corrida e ao final da corrida e termina em sexto. Na Turquia, não passa para o Q3 nos treinos, mas com uma boa largada e ultrapassagens, termina em oitavo. No Canadá, disputou pela liderança da prova com Hamilton e chegou a ganhar a posição nos boxes, mas foi ultrapassado e ainda perdeu a segunda posição para Button. Mesmo assim, ainda chega em terceiro lugar. Em Valência, Alonso chegou em nono lugar, mas herda a oitava posição após uma punição em série dos carros a frente. Também reclamou muito de uma atitude de Hamilton, quando o inglês ultrapassou o carro de segurança. O inglês foi punido, mas voltou em segundo e de nada adiantou a punição para o espanhol.

Na Inglaterra, se envolve em mais polêmicas. Na largada, perde posições e, quando era ultrapassado por Felipe Massa, toca no carro do brasileiro e fura o pneu traseiro direito, acabando com a corrida de Felipe. Depois, ainda faz uma ultrapassagem em Kubica, da Renault, cortando caminho. O espanhol é punido muito tarde. Não bastasse, ainda teve o fato de ter problemas nas ultimas voltas e termina apenas em décimo quarto, ainda sim marcando a volta mais rápida. Eis que chega o GP da Alemanha, em Hockenheim. As Ferraris largam bem e Massa pula para primeiro e Alonso para segundo. Esse foi o panorama até um pouco mais de 45 voltas, quando o espanhol reclama da atitude do brasileiro de se defender e diz que estava mais rápido. Uma volta mais tarde, o engenheiro de Felipe manda a famosa e polêmica mensagem: Alonso está mais rápido que você, você confirma que entendeu esta mensagem?”. Não demorou muito, e o espanhol passou com facilidade para vencer a corrida polêmica. O resultado ainda pode ser alterado com o julgamento da FIA, em setembro, mas não acredito em punição mais dura. Na ultima corrida, realizada na Hungria, Alonso chegou em segundo lugar graças a uma boa largada e a punição dada a Vettel.

Atualmente, o espanhol soma 141 pontos, vinte a menos que o líder do mundial, sendo que uma vitória vale 25 pontos. Além disso, o espanhol vive uma temporada pra lá de polêmica. Restando sete corridas, terá o apoio total da Ferrari para tentar levar seu terceiro titulo. E você leitor, está torcendo a favor ou contra o espanhol? Acha que ele vai ser campeão? Comente!

Publicado em agosto 5, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 30 Comentários.

  1. Ronaldo Santos

    Sinceramente, eu torço para que ele seja vice ! rsrs, ele tem capacidade para ser campeão, mas não esse ano, acho que ele não merece o titulo pelo o que a RBR anda fazendo nessa temporada ! Abraços🙂

  2. Eu quero o Alonso se lasque! E sinceramente, ainda acho que ele não tem condições de título, pra mim a dupla da Red Bull é favorita, com mais chances pro canguru…

    abraços!

    • Também acho a Red Bull favorita Marcos. Mas, sei lá, o Alonso tem dado muita sorte este ano e não o tiro da briga, embora ache que seja o ‘menos favorito’. Abraços!

  3. Se tem alguém para o qual torço que se de mal na F1 é este cara.
    Até mais do que o Rubinho…

  4. Torço sempre por Alonso, mas não tenho nada contra o FuMassa!

  5. Danflu12,
    vocês que gostam de fazer cálculos, analise quantos pontos teoricamente o alonso tirou do massa, sem contar a primeira corrida, penso que fernando não estaria nem disputando o título.
    Quando penso no massa e alonso, lembro do filme, dormindo com inimigo!
    Quem acompanha a F1, sabe que o felipe ainda não se recuperou do acidente, talvez para o próximo ano e assim mesmo o alonso aprontou todas com o seu “companheiro”.

    • Essa é a teoria Felix. E pelo que já disse, Alonso não estaria disputando o titulo em circustancias normais. Mas, como todo campeão, Alonso tem sua sorte e se quiser ser campeão precisa de muita. Eu coloco Hamilton e Vettel entre os principais candidatos ao titulo, mas do jeito que o espanhol ta com sorte…
      E boa comparação com esse filme, também lembrei depois que você falou rsrs.

  6. lucasdesiderato

    Eu não gosto do Alonso, e acho que ele não será campeão. Faz uma temporada cheia de trapaças, artimanhas e erros e não merece o titulo. Ele “apronta” para cima de seu companheiro, bate nele, reclama quando não consegue o passar e finge que nada aconteceu tá sempre🙂 (sorrindo).

    • Lucas, isso é desde os tempos dele da Renault, e falo que é desde 2003. Eu o considero um grande piloto, mas que é muito ‘mimado’ e precisa de 100% de atenções de uma equipe. Foi pra Renault nos dois ultimos anos sem vontade, agora ele ta aonde queria (ele disse isso na McLaren e agora na FErrari) e, como sempre, aprontando. Mas ele tem aquela coisa chama sorte…

  7. lucasdesiderato

    Daniel, não fique bravo comigo, mas eu já estava pensando em fazer alguma coisa assim no meu blog. Não estou copiando de você não.😉

  8. Gilvan Machado

    Fernando Alonso já provou ser um grande piloto, e a F1 provou em outras epocas sua competitividade. Mais em razão ao desempenho da ferrari, nesta temporada parece que a escuderia italiana tem que apelar para resultados arranjados.Aquela atitude dos cabeças da ferrari em mandar o Felipe deixar o Alonso passar porque estava melhor colocado no campeonato, começa a dar gosto de marmelada. Se o carro do Alonso quebrar duas ou três corridas seguidas e o do Felipe tiver desempenho melhor até para superar os carros da RBR,esses pontos que o Felipe deixou de ganhar na corrida que diexou o Alonso passar,podera fazer muita falta. O grande barato do esporte é justamente a competitividade,sem a competitividade só da marmelo.

    Gilvan Machado

    • Concordo. O problema está ai, não adiantaria fazer nada daquilo se o carro de Alonso começar a andar menos ou quebrar. Problema é que ele tem sorte e vai lutar pelo campeonato até o fim com todo o apoio da FErrari.

  9. Não estou torcendo para Alonso. Minha torcida é para Button ou ainda Webber. Porém acredito que Alonso vai dar muito trabalho até o fim do campeonato para os adversários diretos ao título.

  10. Está torcendo a favor ou contra o espanhol? Acha que ele vai ser campeão?

    1- A favor.
    2- Não sei, mas tem chances. E também não é fácil para nenhum dos cinco, a liderança muda de dono sempre. A Ferrari terá que melhorar. A McLaren mais ainda. A Red Bull, se continuar como está, leva.

    Sem dúvidas, é um belo Top 5. Só falta o Kubica. (xô Button).

    • Verdade Tomás. A Ferrari e McLaren precisam melhorar muito caso queiram bater a Red Bull em condições iguais na pista, mas também podem contar com a sorte como vinha acontecido. Talvez esse topo 5 poderia ser somente um top 2 como pilotos da RBR, mas com tudo que acontece achei até bom pra se dar mais emoção ao campeonato!

  11. Venho a muito tempo, batendo na mesma tecla, o maior problema da F1 não são os pilotos aprontando ou as equipes burlando as regras e sim uma federação suja, suas omissões alegando que não quer estragar o campeonato, vem encorajando as equipes e os pilotos a viverem burlando as regras, sabendo que as punições não acontecem e quando acontecem são sempre menores do que os torcedores esperavam de uma federação honesta, ética.
    FIA, sempre usando dois pesos para julgar, chega a ser vergonhoso.

  12. Pirelli, testará seus compostos na pista de Mugello, na Itália, o carro será um F1 Toyota 2009, o piloto será o alemão Nick Heidfeld, atual piloto de testes da Mercedes com uma vasta experiência na F-1.
    Mugello deve ser o primeiro local dentre os seis circuitos que receberão testes da Pirelli até a última etapa da temporada, as 12 equipes testarão os pneus ao término do campeonato.
    Felix

  13. A Magneti Marelli uma subsidiária da Fiat estaria oferecendo um sistema Kers para as equipes da Fórmula 1.
    É especialista em eletrônica e foi o Kers usado na Ferrari no ano passado.
    O valor cobrado é de apenas um milhão, para uso e apoio na temporada.
    Grande parte das equipes como Red Bull, Sauber, Toro Rosso, Virgin, Lotus, Hispania e a própria Ferrari, devem utilizar o Kers da Magneti Marelli.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: