O melhor Gp da Itália de todos os tempos (Por Ron Groo)

Hoje, no blog F1 Ontem e hoje, postarei um texto de um convidade muito especial do blog: Ron Groo, do ótimo blog http://blogdogroo.blogspot.com . Leiam ao fantástico texto do Ron:

Muito se fala do fantástico GP da Itália de 1969 vencido por Jackie Stewart ou da corrida de 1971 em que a diferença de tempo entre o primeiro colocado Peter Gethin e o segundo Ronnie Peterson foi apontada como a menor da história da categoria: apenas um centésimo.

E mais: os cinco primeiro colocados terminaram a prova dentro do mesmo segundo.

Ambas foram disputadas em Monza, e só isto já é um handicap considerável, porém um dos mais emocionantes de todos os tempos não foi corrido no solo sagrado.

Nem em Brescia (1921) ou Livorno (1937), nem em Milão (1947) ou Parco Valentino (1948), muito menos em Imola (1980) que pela ordem foram os circuitos que também já foram palco da corrida italiana (uma cortesia Daniel Médice, obrigado).

Mas sim em Roma (ano 1 DC) e teve lugar no coliseum.

Alinharam para a largada as melhores bigas – como eram chamados os F1 da época. – e os melhores pilotos.

Por conta de um regulamento absurdo em que equipes que aceitavam algumas imposições da BIA (Bigas International Assossiation) tinham direito a algumas regalias, enquanto as equipes que gastavam o quanto queriam em seus orçamentos não.

Então equipes menores como a Toyotus que vinha do Oriente, a Torus Rossus que era de Roma mesmo e uma equipe vinda das Índias podiam usar mais cavalos do que as outras: quatro (Quadrigas).

Já MacLatun, de Londres; a Redburrus; a Ferrarus e uma equipe de bárbaros franceses: a Horrivelnault usavam apenas três cavalos, mas estes eram puro sangue, geralmente árabes.

Eram os chamados motores P12 (doze pernas)

As restantes não se enquadravam nas categorias acima citadas, usavam bigas de dois ou três cavalos, mas pangarés e geralmente eram apenas coadjuvantes nas corridas.
Eram: os bávaros da BMdablius e outros londrinos da Uiliams, que eram chefiados pelo lendário centurião Francus. Um sujeito teimoso que achava que conduzir uma de suas bigas era uma enorme honraria, e por isto geralmente não pagava bem seus legionários pilotos.

Às vezes Francus conseguia brigar até com seus cavalos… Era do contra ele.

A corrida em questão foi um sucesso de publico e até as autoridades mais importantes da época estiveram presentes: O imperador César Berlusconi e o governador francês Nicolaus Saicoizinha acompanhado de sua esposa, da qual o imperador não tirou os olhos durante toda a prova.

Na largada Kubicus da BMdablius se envolveu em um acidente bobo com Fisichelus que era romano, mas por laços financeiros e por ser também sua ultima chance no mundo das corridas aceitou conduzir pelo time Indiano.

Dizem que ao enroscarem as rodas das bigas, em uma tentativa patética e desesperada de soltar à base de força, Fisichellus gritava: “-Force Índia, force!”.

Na volta numero trinta, outro acidente: o segundo condutor da Horrivelnault perde o controle dos cavalos e estampa o muro sujando a pista com detritos de sua biga e cocô de cavalo…

Naquela altura da prova apenas seu companheiro de equipe, o centurião Alonsus havia feito a parada para reabastecimento (não me pergunte onde enfiavam a mangueira, ou se a mangueira já era do cavalo…) e assume a ponta da corrida provocando suspeitas em todo o bigódromo.

Só que mais a frente o centurião Alonsus é obrigado a abandonar a corrida por conta de um de seus cavalos estar com a pata frouxa e ameaçando se soltar, o que lhe valeu o apelido de “Alonsus pernun frouxus”

No fim a vitória coube a Buton Hur, que conduzia uma Braus com difusor duplo na saída do terceiro cavalo.

Em segundo ficou Messala Humbê, que reclamou que os melhores cavalos sempre estavam na outra biga e que ele era apenas um romaninho contra o império.

Em terceiro chegou Kimem Raikkonus, que evitou dar declarações, mas tomou as três ânforas de vinho reservadas no pódio para a festa da vitória.

Outro dado curioso é que o comerciante de togas Flavius Safatorus, também chefe da Horrivelnaut, foi convidado a explicar o acidente com Piquetinhus, mas este se limitou a dizer: “-Questo era um piloto que non valia o que o cavalo fazia…”.

E perguntaram a ele: “-O que? Exatamente?”.

“-Correr, porca miséria, correr… Seus mente suja….”

Publicado em agosto 13, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. KKKKKKKKK

    “Correre, porca miseria, correre…”

    Rachei de rir!

    Parabéns Groo pela contribuição ao blog do Daniel!

  2. Hahahaha, Groo e sua grande imaginação! Ta valendo! rs

  3. Nota mil, que criatividade, muito bom.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Grande pergunta aonde enfiavam a mangueira??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Parabens Groo

  5. FORMULA INDY

    O ENVOLVIMENTO DA HONDA NA INDY

    A Honda entrou oficialmente na Indy após abandonar a Fórmula 1 em 1992, em 1994 foi a estréia do motor Honda na Indy, era um V8 Turbo nipônico e iria dominar a extinta CART de 1996 até 2001, conquistando seis títulos seguidos com os pilotos como Juan Pablo Montoya, Alessandro Zanardi, Gil de Ferran e Jimmy Vasser.
    Em 2003 com a divisão da categoria a Honda deixou a CART para fornecer motores na Indy Racing League, onde permanece até hoje sendo a única fornecedora de motores para a categoria reunificada.
    Além de confirmar sua continuidade como fornecedora exclusiva de motores da Fórmula Indy, a Honda anunciou que desenvolverá um propulsor exclusivo a ser utilizado pelos carros da categoria a partir da temporada 2012, será um biturbo V6 de 2.4 litros.
    O modelo tem uma redução de custos incrível de 40% comparado ao atual motor e que é o mais eficiente do automobilismo mundial, em 2011, a Honda continuará com o atual modelo V8.
    A Formula Indy vem com uma série de mudanças para a temporada de 2012, como o combustível o etanol mais limpo, e o objetivo dos organizadores é deixar a Fórmula Indy bem mais “ecológica e devido ao baixo custo aumentar a competitividade”.

  6. A Ferrari pediu que seu piloto Felipe Massa evitasse declarações públicas e qualquer contato com a mídia enquanto estiver de férias em São Paulo.
    A Ferrari já foi multada, mais a punição devera ser bem maior, é quase certo que a Ferrari, Alonso e o Massa, percam os pontos dessa corrida, quando for julgada pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor, no inicio de setembro.

  7. Bernie Ecclestone em entrevista na última semana falou que a F1 precisava de uma piloto mulher, Danica Patrick seria sua preferida.

    O piloto Vitantonio Liuzzi, tem opinião que a F1 não é lugar para as mulheres:
    “Eu tenho certeza que seria muito difícil para qualquer mulher, Danica é uma grande publicidade na América, na Formula 1 é um desafio muito duro tanto fisicamente quanto psicologicamente, estar no topo da F1 não é fácil, mulher não tem essa capacidade, eu duvido que essa idéia possa funcionar”.

  8. lucasdesiderato

    O piloto que foi desclassificado por lentidão: http://migre.me/14YRT

  9. Michael Schumacher, diz que não é o principal culpado por sua reestreia muito aquém do esperado:
    “É claro que não posso ficar satisfeito, o carro que foi colocado em minhas mãos, é um resto daquele que foi criado ano passado, há vários comprometimentos com que o piloto tem de lidar, o carro até hoje definitivamente não está em harmonia com os pneus”.

    Schumacher, prometeu resultados muito melhores no ano que vem, com um modelo do qual participa integralmente da construção.
    “Temos de garantir que o carro novo para 2011 combine com os pilotos, seremos competitivos, estamos trabalhando mais duro do que nunca”.

  10. Gerhard Berger, ex-piloto da Ferrari, concorda que a Ferrari deve favorecer o Alonso:
    “Não vamos nos enganar o Alonso é claramente o melhor piloto da equipe, é a única chance da Ferrari no campeonato”.

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