Desde quando vem sua paixão pela F1?

Bom leitores, esse post na verdade quem vai comandar são vocês. Vou aqui deixar minha pergunta: Desde quando vocês começaram a ver Fórmula 1? Qual foi seu primeiro piloto favorito? Qual a primeira temporada, corrida que vocês viram? Bom, eu vou falar de como surgiu a minha paixão pela Fórmula. Nasci no dia 16 de fevereiro de 1992, e desde dos 6 anos de idade, comecei a ver corridas mais de perto.

A primeira corrida que vi foi o GP do Brasil de 1998, que teve a vitória do então campeão daquele ano, o finlandês Mika Hakkinen, que se tornaria bicampeão no ano seguinte.O Mika também foi meu primeiro ídolo na Fórmula 1, e depois outros como Barrichello, Massa, Kimi, Button e por ai vai.

Agora fico esperando que vocês digam desde quando começaram a ver Fórmula 1, o grau de amor ao esporte, seus ídolos e etc. Fiquem a vontade!

Publicado em outubro 10, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 61 Comentários.

  1. Olá, Daniel. Bom pelo que eu me lembre, a primeira corrida que acompanhei não me recordo ao certo, mas me lembro do ano em que comecei a me apaixonar por este esporte: 1997. Meu primeiro piloto favorito foi David Coulthard e não me pergunte porque. rsrsrsrs. A Mclaren é a equipe por quem mais me simpatizo desde sempre e considero a Fórmula 1 a melhor categoria de um esporte mais incrível do planeta, o automobilismo, sem sombra de dúvidas.

  2. Nasci em novembro de 1984 e a primeira temporada inteira que acompanhei pra valer foi a de 1993, mas em 1991 e 1992 eu gostava muito de acompanhar a Williams-Renault com o número 5 vermelho do Mansell. Porém, o primeiro GP que assisti in logo foi em Interlagos em 2005, no Setor G. Consegui repetir a dose em 2006, 2007 e 2009, nessas últimas no Setor A…

  3. Bem,também não me recordo da primeira corrida, aos 5 anos em 2000. Mas me lembro de quando passei a ser apaixonado por F1 e sempre acompanhar as corridas, me recordo direitinho daquele GP da Europa de 2002 em que o rubinho venceu de ponta a ponta. Desde ali ele passou a ser meu ídolo, até hoje, até mesmos pelos tempos de Honda, sempre torci pra ele.

  4. Eu cresci convivendo com isso na programação dos domingos pela manhã. Lembro vagamente de umas comemorações do Senna e depois eu sempre fui crescendo e gostando de acompanhar as corridas. Confesso que não sou tão apaixonado assim por F1. É só uma competição que eu acho interessante e acompanho. Nada mais do que isso. Tem muita gente que é doente e sabe tudo mesmo. To longe de ser um desses.

    Abraços. Carlitos.

  5. Acho que em 91 q comecei a ver corrida, mas a temporada que lembro de tee assitido toda foi 93. Sempre adorei a Williams, mas meu primeiro pilto preferido era o Nigel Mansell e o Ayrton Senna. Minha paixão pela Williams ficou definitiva quando a Sega patrocinou a equipe, eu adorvaa o sonic na época e adoro essa equipe até hoje!

    • Williams também é uma equipe a qual me simpatizo muito também Marcos, a equipe do ‘tio’ Frank quase ninguém a odeia, pelo menos ninguém que eu conheço ou gosta ou não tem nada contra ela rsrs.

  6. Se não me falha a memória, comecei a acompanhar Fórmula 1 desde pequeno. Acho que por volta de 1998,1999. O meu primeiro piloto favorito foi Jacques Villeneuve. Na época pilotava minha equipe dos sonhos, Williams. Um abraço…

  7. Fala Daniel, Bom, tenho 19 anos, e assisto F1 +ou- desde 1998/99, Não lembro da primeira corrida, Mas meu piloto favorito na época era Jos Verstappen e o De la rosa. Gostava muito da equipe benetton ( nem entendia muito de F1 rsrs). Depois começei a torcer pelo barrichelo, sofri muito com isso, com as armações da ferrari. Acompanhei por muito tempo F1 e nos finais de semana que não tinha eu ficava muito triste. Deixei de ser um apaixonado por F1 a uns 3,4 anos, quando finalmente percebir que o Dinheiro já dominava demais o esporte, o dinheiro falava mais alto que tudo, e atitudes anti-desportivas eram tomadas em função disso. Mas ainda acompanho um pouco, sempre as notícias aqui no blog do Daniel.

    Abraços

    Josepe Leandro

  8. nossa, o meu tem mais tempo… 1987 o terceio titulo do piquet…

  9. Fórmula 1 é mesmo algo indescritível, quando se chega ao treino e ouve pela primeira vez o som dos carros ao vivo, você tem a certeza de que todas as suas manhãs e noites assistindo a treinos e corridas, valeram e valeram muito… E não tem explicação, como também não tem quem entenda, só quem ama Fórmula 1 sabe do que estamos falando.

    Eu não me lembro direito o ano. Mas foi na moda do Piquet. Eu era novo, devia ter uns 7 ou 8 anos e gostava da equipe Brabham, chamava ela de Braba. Eu tinha um daqueles carrinhos de pedal que era imitando a Brabham do Piquet e assistia as corrida sentado no carrinho depois ficava pilotando pela casa.

    Eu simpatisava com os carros mais coloridos como as Toleman, depois Benneton e Lola.

    Abraço.

  10. ELVIS SILVA DE OLIVEIRA

    EU NASCI EM 1991. ANO EM QUE O SENNA DEIXOU BERGER PASSAR E FOI TRICAMPEÃO NAQUELE ANO. MAS COMECEI A ASSISTIR A FÓRMULA 1 DESDE OS 6 ANOS QUANDO VI CADA POLÊMICA SUJANDO O NOME DA CATEGORIA MAIS IMPORTANTE DO AUTOMOBILISMO INTERNACIONAL. MAS EU NÃO DEIXO DE VER NENHUMA CORRIDA QUE EU SOU FANÁTICO. O MEU SONHO ERA ESTAR NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS CONHECER O RUBINHO, O MASSA, O BRUNO SENNA ,O DI GRASSI, O GALVÃO E O REGINALDO E VER NA ARQUIBANCADA E GRITAR ACELEEEEEEEEEEERAAAAAAAAAAAA, BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    ABRAÇOS.

  11. Não vou falar da minha primeira corrida e sim da mais importante.
    Fui assistir aos treinos em Estoril, com o campeonato sendo decidido naquele final de semana, entre Prost e o Lauda os dois na Mclaren.
    Nesse treino, descobriram que eu era brasileiro, Nelson Piquet já consagrado e o Senna no seu primeiro ano da F1.
    Os torcedores portugueses, começaram a brincar comigo, pois o Nelson estava com um tempo muito fraco. Eu sabia que o Piquet estava com um foguete nas mãos e falei que a pole era dele, foi uma encarnação tremenda, mas no final do treino o Nelson ficou com a pole.
    Ai combinamos no mesmo local para a corrida, no domingo todos queriam saber como seria a prova, eu agora era considerado o critico do ano, e eu não errei nada, falei que o Nelson ia liderar por pouco tempo, o carro ia quebrar, Prost assumiria a ponta e o Lauda que ia largar bem atrás, faria uma corrida de recuperação, terminaria em segundo e sairia com o título de campeão, ainda dei a explicação que o Prost perderia por meio ponto o título, pois marcou metade dos pontos em Mônaco.
    Ainda comentei que o Senna seria considerado o melhor piloto de todos os tempos para muitos torcedores no mundo não só no Brasil.
    Para finalizar com chave de ouro, na segunda-feira no aeroporto encontro com o Senna e dei parabéns pela ótima corrida que ele fez.

  12. Desde quando eu fiz o meu vídeo sobre acidentes fatais da da F1 http://www.youtube.com/watch?v=tWij_mBLYMc&has_verified=1

    Depois desse vídeo, aumentou ainda mais a minha paixão pelo automobilismo *-*

  13. Hmmm… eu vejo Formula 1 com “olhos de ver desde 1985, portanto, esta paixão já tem “Bodas de Prata”. Mas já via antes, a minha recordação mais antiga é a de Ceasar’s Palace, em 1981, a corrida que deu o título ao Nelson Piquet. Vi o GP do Brasil de 1982 acidente mortal de Gilles Villeneuve, semanas depois, mas cortei com a Formula 1 quando os meus pais se mudaram para Portugal, e as corridas não eram tão seguidas assim.

    Quando a Formula 1 voltou a Portugal, em 1984, voltei a ver corridas, e vi pela primeira vez o Ayrton Senna, no seu Toleman, a levar para o terceiro posto, atrás dos dois McLaren e do título ganho por meio ponto. Mas na realidade, só quando vi o fabuloso trabalho de Ayrton Senna no mesmo circuito, uns meses depois, à chuva, naquele 21 de Abril em que se comemorava o Tiradentes e o Tancredo Neves exalava o último suspiro, é que comecei a ver tudo aquilo com paixão.

  14. yo empece a ver la f1 desde 2007 todas las carreras y completas, mi primera carrera completa que me vi fue australia 2007.. pero antes veía solo los resultados, y mi primer piloto favorito fue schumacher, luego Kimi, que enredo tengo yo😄

  15. Vem de longe… Eu tenho outras lembranças anteriores de assistir pedaços de corrida com um carro preto (Lotus JPS) andando na frente de um pelotão e minha mãe reclamando com meu pai daquele barulho de motor…

    Mas a minha primeira corrida assistida inteira e por vontade foi Monza 1983.
    A Brabhan BT52 de Nelson Piquet cruzou a linha de chegada em primeiro e saiu de lá com o campeonato garantido… Depois disto nunca mais perdi este esporte de vista e como veio satisfação… Tudo que vi, tudo o que senti. Só o automobilismo poderia me dar mesmo.

  16. O grande responsável pela minha paixão pela F1 foi Emerson Fittipaldi, mais com certeza aquele que fez o sangue de todos os brasileiros ferver e o coração bater mais forte,foi o inesquecivel Ayrton Senna.Muitos passaram pela historia da F1,mais o Senna será para sempre inesquecivel e talvez o grande idolo.

  17. Bem, não me lembro do primeiro gp que vi inteiro. F-1 sempre foi uma das coisas que mais gostei de ver na tv, me lembro vagamente de algumas corridas que assisti inteiras em 1997 e 1998. Mas comecei mesmo a assistir tudo e aumentar meu interesse quando Barrichello se transferiu para a Ferrari em 2000. A partir daí os carrinhos passaram a gozar cada vez mais da minha preferência. Meu primeiro ídolo no esporte (apesar de muita gente achar que as palavras “Schumacher” e “esporte” não podem conviver na mesma frase) foi o Schumacher, acho que é meu piloto favorito entre todos.

  18. E ai Daniel, tudo blz?
    Como você deve imaginar, a minha paixão começou em 2002, com o titulo do Schumacher, desde então torço por ele, e vejo a F1.
    Começei a pesquisar sobre a F1 em 2003, e hoje já tenho aqui varias corridas inteiras, e muitas das antigas.
    Sempre tentei achar um motivo para que passase a preferir, ou até achar o Senna o melhor de todos, e não o Schumacher, assim eu começei a perceber que não existe, ou pelo menos não entramos em um acordo sobre o melhor de todos, pois existe o melhor para cada epoca, e torcedor. É por isso que eu acho o Schumacher foi, e é melhor piloto de todos os tempos (hehehe)
    Dos antigos, gostaria, muito de ter visto o Emerson Fittipaldi correr, contra o Jackie Steawart, ou o Gilles Villeneuve, ou o Senna.
    Sobre hoje em dia, como eu disse hoje, lá pelo os anos de 2050, se a F1 ainda existir, muitos diram, lembram do campeonato de 2000, ou o 1998, isso que eu acho legal, pois a F1 sempre vai se renovando com o passar dos anos, e acho que hoje em dia, a cota de pilotos que existe, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Jeson Button (pra quem vc torçe, hehe), Robert Kubica, são otimos, e que já estão na lista junto aos grandes já citados (não sei porque eu começei a falar sobre isso…rsrsrs)

    Abraços

  19. Lembro de, vagamente, ter visto o acidente de Gugelmim em Paul Ricard e de Berger em Ímola, isso em 1989.

    De cenas de corridas, lembro muito bem das últimas voltas do GP de Mônaco em 1992.
    Coisa de louco!!

    Desde então, é raro eu perder um GP!

    Abraços

  20. Hmm… O dia que comecei a ver F1 foi no dia 1 de maio de 1994. Não foi um bom dia pra começar a ver e só entendi o que aconteceu algum tempo depois. Como o amigo lá em cima falou anteriormente, eu não tenho uma paixão declarada por F1, eu apenas não perco uma corrida🙂

    Eu sempre preferi corridas de carros turismo, pois meu pai foi um grande preparador paranaense, portanto eu cresci dentro dos autódromos locais. A gasolina tá na veia, então tudo que se mover um pouco mais rápido e estiver sobre rodas eu to lá assistindo e incentivando…

  21. Bem eu me tornei apaixonado por formula 1, pois sempre acordava no domingo e estava passando a corrida, onde então comecei a acompanhar com maior freqüência, acordando de madrugada para assistir corridas, mais a acho que a primeira corrida que lembro e me foi a em 1990 em Phoenix USA. Senna e Alesi, com meus seis anos, mais para mim a melhor corrida foi GP da Europa 11/04/1993, a corrida que ele na chuva, consegue passar 5 carros na primeira volta, perde a posição na largada e recupera todas as posições, e com o Prost não tem o que falar dessa ultrapassagem, e desde de então vou um fanático e completamente apaixonado por F1, e para mim, o melhor piloto é Senna, Mais hoje gosto muito do Mark Webber, é um piloto que tem que aprender muito, porem é um piloto muito estável.
    Parabéns pela sua iniciativa, de fazer essa parte para comentarmos.
    Abraços e acessem
    http://www.f1speed.com.br

  22. Eu via corridas desde criança. Lá pelos idos de 1990, 1991, eu acompanhava as largadas (gostava de acidentes) e torcia pelo Senna, aquele do capacete amarelo e do carrinho vermelho e branco. Tinha dois ou três anos, mas minha memória me faz lembrar do Benetton verde e amarelo ou da Canon Williams do Nigel Mansell.

    Me lembro bem que vi o início da temporada 1994, fiquei assustado com a capotagem do Jos Verstappen e muito puto com o fracasso do Senna. Vi San Marino/1994 ao vivo com cinco anos de idade, uma das lembranças mais desagradáveis da minha vida. Me lembro bem do acidente de Karl Wendlinger e da pancada na largada em Hockenheim. Depois da morte do Senna, comecei a ver menos. E sempre, desde criancinha, me interessei por equipes pequenas. Torcia muito pelo Bertrand Gachot unicamente porque a pronúncia de seu nome era diferente…

    Em 1999, comprando uma Quatro Rodas, recebi também um guia da temporada de F1 daquele ano. Achei interessante a moral que deram para o Ricardo Zonta, que estreava na BAR, mas nem fiz questão de acompanhar as primeiras corridas (vi um pouco da corrida de Interlagos, mas nem vi direito).

    Do nada, no entanto, decidi assistir ao GP da França. E o Rubens Barrichello fez a pole-position debaixo de temporal, para tornar as coisas ainda melhores. A partir daí, comecei a ver todas as corridas. Torci muito naquele ano pelos pilotos da Stewart, da Prost e para o Mika Salo. Com relação à briga pelo título, queria ver o Frentzen campeão.

    Desde então, mesmo que com certo atraso, nunca perdi uma corrida. Neste último fim de semana, perdi as 15 primeiras voltas e fiquei bem puto. Mas ainda bem que existe o G1…

  23. O grande responsável pela minha paixão pela F1 foi Emerson Fittipaldi, mais com certeza aquele que fez o sangue de todos os brasileiros ferver e o coração bater mais forte,foi o inesquecivel Ayrton Senna entre outros grandes nomes da F1.

  24. Leonardo da Silva Almeida

    Bom, acho que minha paixão pela fórmula 1 vem do meu pai. Lembro-me que ele me influenciava pra ficar até tarde com ele para assistir as corridas de madrugada. Ele torcia pra rubinho (aliás, eu odeio esse cara. Na minha opinião é um fracassado e que coloca desculpa em tudo) e eu, torcia pro mika rakkinen (nem sei se escreve assim haah). Sempre adorei as largadas, pra mim, é a melhor hora da corrida, gostava também quando chovia e quando havia batidas. Agora, algo que eu nunca gostei são as corridas em mônaco. Hoje em dia, não acompanho muito a fórmula 1, que ainda continua interessante, mas não tem o mesmo brilho de antigamente, visto que o gigantesco progresso tecnológico dos carros, além de propiciar mais segurança para os pilotos, fez com que surgisse uma discrepância entre as grande equipes (Ferrari, Mc laren e Renault) e as equipes menores. Sem contar as constantes mudanças de regras por parte da FIA…. e para pior!!

  25. Olá Daniel,

    Nascido em 1987, Eu tenho 23 Grand Prix completados. Acompanho a F1 desde… esempre, sei lá. Minha mãe sempre gritou pelo Ayrton Senna dentro de casa. Eu tenho lembrança de ter visto uma disputa entre ele e o Prost em 1990, aos meus 3 anos.

    Nunca vou esquecer a agonia dela quando o Senna nos deixou em 1994. Mas continuei assistindo porque simplesmente adorava ver os carrinhos correndo. E hoje, nada disso mudou. Jogo muito F1 Challenge e rFactor nas (poucas) horas vagas e assisto às corridas com gosto sempre que acordo em tempo. Além de espiar de vez em quando as provas da F3 Sudam, DTM, Stock, Indycar, e tudo o mais que tem motor.

    Meu trabalho até que tem a ver com F1… ou tinha, até a Petrobras deixar a categoria em 2009. Mas eu continuo na esperança de que ela volte a fornecer. Assim posso tentar conseguir ingressos grátis para o GP Brasil, que por sinal este ano vai se chamar GP Petrobras do Brasil de F1, de novo.

    Grande abraço, passa no PH Miniaturas sempre que puderes!

  26. Não sei ao certo desde quando começou essa paixão…talvez meados de 92 ou início de 93. Meu pai acompanhava as corridas, mas não é o que se pode chamar de fã ardoroso, assistia porque haviam brasileiros…porém, esse esporte acabou me arrebatando de tal forma que passei a ser uma assídua telespectadora/torcedora!
    Meu primeiro e eterno ídolo é Michael Schumacher…lembro de sabê-lo pela primeira vez num GP de F3000 (Macau) no qual bateu Mika, este que anos mais tarde seria um dos rivais nas pistas de F1! Ali, naquele instante que vi o alemão começou minha paixão por F1! Acompanhei cada corrida, cada uma das 91 vitórias, cada uma das derrotas (sentidas e mto doloridas!), cada conquista de títulos mundiais…tive o desprazer de retirar-se das pistas e o imenso prazer em vê-lo voltar!
    Tenho plena convicção de que voltará a ser campeão mundial…e mais uma vez colocará seu nome na história desse esporte tão fascinante!
    ——– Não posso deixar de comentar também, que sempre tive um grande afeição pelo Luca Badoer…excelente piloto! Faltou-lhe sorte…talvez a sorte que acompanha os grandes campeões!

  27. Diego de Araujo Silva

    bom eu acompanho a F1 desde 1989….tenho vagas lembranças….como o acidente do Berger em Imola….me lembro acordar de madrugada junto com meu pai pra ver o GP do Japão daquele ano….sensacional….e de la pra ca….sempre ligado!!!
    abraços

  28. Guilherme Lopes

    Verstappen
    Mesmo não sendo lá um piloto muito conhecido ele fez peripécias por onde passou
    Principlamente na Arrows, Tyrrell e Stewart

  29. Eu me considero um privilégiado ,pois segui toda a correira de Ayrton Senna desde o 1º teste na Williams até a despedida em 1994 infelizmente.

Deixe uma resposta

