Vettel vence no Brasil, e decisão será em Abu Dhabi

A corrida foi um pouco abaixo do que era esperado em emoção, mas não chegou a ser tão chata. Depois da surpreendente pole de Hulkenberg, as Red Bull’s não demoraram muito para se livrar do alemão com um carro muito inferior. Vettel tomou a ponta com uma boa largada, e Webber ultrapassou o alemão antes pouco depois da largada.

Quem não teve a mesma sorte de ultrapassar logo o alemão foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Após ultrapassar Lewis Hamilton, da McLaren, ele demorou sete voltas para fazer uma bela manobra e se livrar da Williams de Hulkenberg. Depois, foi a vez de Hamilton ficar preso atrás do alemão, que se segurou bem até as paradas para troca de pneus.

Depois deles, praticamente todos os pilotos anteciparam as suas paradas para trocar os pneus. Nico Hulkenberg, que havia largado na pole, caiu para o décimo lugar após a parada, mostrando que em condições normais aquele era mais ou menos o lugar real que ele iria lutar. Lá na frente, Vettel, Webber, Alonso, Hamilton e Button determinavam as cinco primeiras posições.

Rubens Barrichello, que tentava ultrapassar Alguersuari, da Toro Rosso, acabou se tocando com o espanhol e furou o pneu dianteiro esquerdo, obrigando o brasileiro a fazer outra parada. Felipe Massa, que teve que fazer outra parada, começou a ganhar posições na pista, mas não conseguiu ficar entrar mais perto do grupo dos dez primeiros.

Lá na frente, Webber tentava chegar no carro de Vettel, mas o tráfego de retardatários na pista “ajudaram” Vettel, que conseguiu se manter a frente com uma distância razoável para o australiano vice líder do campeonato. Webber, porém, estava virando mais rápido que Vettel por várias voltas, o que aparentava um duelo entre a dupla da Red Bull.

Na volta 51, o italiano Liuzzi, da Force India, bateu no S do Senna, provocando a entrada  do carro de segurança. Quatro voltas depois, o carro de segurança voltou aos boxes, e o aparente duelo entre Webber e Vettel acabou não acontecendo. Vettel começou a virar mais rápido, e conseguiu abrir uma distância confortável para seguir para a vitória.

Fernando Alonso, líder do campeonato, começou a virar rápido, e ameaçou chegar no carro de Webber, mas o australiano respondeu a pressão, e o espanhol preferiu se segurar na terceira posição. Lewis Hamilton, que não tinha carro para chegar nos três primeiros, conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida.

Na frente, com quatro segundos de vantagem, Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro, diminuindo a vantagem para Alonso para 15 pontos. Webber, que cruzou em segundo, conseguiu diminuir a vantagem para 8 pontos. O resultado tornou a equipe Red Bull campeã de construtores antecipadamente. Com seus dois pilotos na briga, será interessante saber o que acontecerá na equipe.

Fernando Alonso chegou em terceiro, e mesmo com a vantagem diminuindo, saiu satisfeito com o resultado, pois em Abu Dhabi suas chances para ser tricampeão mundial ainda são grandes. Hamilton, que chegou em quarto, está praticamente fora da briga pelo campeonato, a não ser que um milagre aconteça para o inglês. Button, que chegou em quinto, saiu de vez da disputa pelo titulo.

Com a dobradinha em Interlagos, a Red Bull é campeã de construtores, com 469 pontos. McLaren, com 421 pontos, ainda pode perder o vice campeonato para a Ferrari, que está com 389 pontos. Rubens Barrichello chegou em décimo quarto, e Felipe Massa em décimo quinto. Bruno Senna chegou em 21º, e Lucas Di Grassi, que teve vários problemas na corrida, chegou em último.

Confira o resultado do GP do Brasil neste domingo:

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 71 voltas em 1h14m685
2 – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – a 4s2
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 6s8
4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 14a6
5 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 15s5
6 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 35s3
7 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 43s4
8 – Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – a uma volta
9 – Robert Kubica (POL/Renault) – a uma volta
10 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a uma volta
11 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) – a uma volta
12 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a uma volta
13 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) – a uma volta
14 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a uma volta
15 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a uma volta
16 – Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a uma volta
17 – Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) – a uma volta
18 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – a duas voltas
19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – a duas voltas
20 – Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) – a duas voltas
21 – Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – a duas voltas
22 – Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) – a seis voltas
23 – Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) – a nove voltas

Não completou:

Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – na 49ª volta

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m13s851, na 66ª volta

Publicado em novembro 7, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Corrida bem morna esta… E com um resultado que deixa claro que a Red Bull não quer Webber campeão de jeito nenhum… Alonso só ri e comemora.

  2. Vettel ganhou na manobra da primeira foto. Quando Webber ia ameaçá-lo, Liuzzi bateu, e a falha na regra do SC ajudou muito o alemãozinho, pois enquanto ele abria seu companheiro tinha de lutar com os retardatários pelas posições.

    • Verdade, os retardatários mais atrapalharam o Webber mesmo. Vettel fez uma boa corrida, e se tivesse feito assim em outras seria campeão, pena que escolheu por fazer demais aonde não podia. Vamos para a ultima corrida agora.

  3. Ótimo desempenho da RedBull. Alonso também fez uma boa corrida. Parabéns ao menino Hulk que se segurou como pode entre os ‘grandões’.

  4. Corrida meio que sem graça na minha opinião, mas eu creio que a próxima corrida vai ser mais quente, por decidir o título ! Agora só resta esperar !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: