Azarado? Injustiçado? Ou nada demais?

Com tantos pilotos obscuros e sem nenhum conhecimento entrando na Fórmula 1, lembrei de um que merecia uma vaga na Fórmula 1, mas que infelizmente não conseguiu. Falo do alemão Nick Heidfeld, que ainda conseguiu correr as últimas provas no ano passado pela Sauber quando ninguém mais o esperava de volta a Fórmula 1.

Em toda sua carreira, Heidfeld conseguiu bater companheiros como Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Robert Kubica. Porém, por ironia ou não do destino, foram esses pilotos que tiveram sucesso depois. Kimi foi campeão do mundo, Massa disputou titulos e Kubica venceu uma corrida, coisa que Nick já chegou muito perto de realizar mas não conseguiu.

Nick é conhecido como um dos pilotos talentosos mais azarados da Fórmula 1, pois sempre mostrou competência e velocidade, mas nunca ganhou uma corrida. Seus números na Fórmula 1 são 1 pole, duas voltas rápidas, 12 pódios e 223 pontos em 169 corridas. Se são bons números ou não, deixarei para vocês interpretarem.

Atualmente, a Fórmula 1 abriga equipes pequenas que precisam e muito dos pilotos pagantes. Na Sauber, aonde ainda poderia existir alguma esperança de ver Heidfeld correr, entrou  jovem mexicano Sergio Perez com um bom patrocinio da Telmex. Na Williams, tivemos outro caso desse, desta vez tirando o jovem alemao Nico Hulkenberg da equipe para entrar todo o venezuelano Pastor Maldonado e um “bocado” de dinheiro junto com ele.

Como já disse em outros textos, Fórmula 1 é isso ai. O dinheiro pode sempre tirar bons pilotos das equipes para que entre outros com muito dinheiro. Mas, além do azar e da injustiça, por que Nick Heidfeld nunca teve realmente chances em uma grande equipe como Ferrari e McLaren? Será que ele nunca quis ir, ou nunhuma equipe de ponta o procurou?

Embora tenha conseguido resultados bons em equipes medias e pequenas, Nick nunca teve a oportunidade de sua vida e parece que não vai ter chances de nada significativo na Fórmula 1. Mas, para vocês, Nick Heidfeld é um piloto azarado, injustiçado ou não é nada demais a não ser um bom ou piloto mediano?

Publicado em janeiro 12, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Eu acho que Nick Heidfeld nunca foi essa coisa toda. Um piloto burocrático, que não lutava por posições e que para mim não fará falta alguma à F-1. Ele está no mesmo nível de Martin Brundle, alguém que não empolgava.

  2. Até concordo que ele não era um gênio, mas como em qualquer competição automobilistica, principalmente em monopostos, você precisa ter sorte.
    Sorte de começar numa equipe razoável, chamar patrocinadores, dar a cagada de uma equipe maior se surpreender com teu desempenho(e desta não ser uma olho grande do caraleo como algumas que contrataram pilotos por grana, cof cof) e por aí vai.
    Com um histórico nada agradável de carros não competitivos(Prost, Sauber, Jordan e a neutra BMW Sauber(Excluo daqui a época na Willians, é uma boa exceção, e ele conseguiu resultados bonitos pro que tinha em mãos)), O coitado definitivamente não teve tanta sorte como alguns pilotos mais jovens e possidores de grana, cof cof, tiveram.
    Talvez ele não seja o melhor dos pilotos medianos, mas não deixa de ser bom, comparado a muito pé com varíola que tem atualmente na F1

  3. O maior problema de Heidfeld é que nunca foi um chamariz de patrocinadores, talvez pelo fato de nunca ter sido um piloto vencedor ou pq não tinha bons relacionamentos com grandes empresas, afinal as empresas alemãs tinham Schumacher como prioridade. Seus resultados eram expressivos e promissores, mas não teve um bom direcionamento no que se refere a galgar cockpits em equipes de ponta, foram detalhes($$$) que o separaram de uma carreira mais duradoura e brilhante na F1.

  4. Marcelo (Cascavel)

    Já vai tarde!!! piloto comum, mediano igual ao Massa, mas o Massa teve um bom empresario.

    só isso.

  5. Heidfeld é um piloto injustiçado ao meu ver. Assim que a BMW resolveu deixar à F1 imaginava que boa oportunidade poderia aparecer para esse bom piloto. Mas ela não veio. E já que ele não possui grandes patrocinadores, está fora novamente e duvido que volte. Abs

  6. Barba foi um bom piloto e merecia mais sorte, pelo menos algumas vitórias, se até o Irvine venceu corridas porque ele não? mas é isso aí, o dinheiro sempre foi em primeiro na F1, agora mais do que nunca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: