Review 1982 – GP da Alemanha em fatos

Depois de muito tempo, volto com nossa novela sobre a temporada 1982, dessa vez para a parte final. E volto para falar nada mais e nada menos do que o GP da Alemanha, aonde fatos não faltaram. Fatos engraçados, curiosos e (quase) trágicos, e também porque não tive outra ideia para o titulo.

Chegando ao final da temporada, muitos já davam como certo praticamente o titulo de Pironi. Com um carro rápido, o francês teria apenas que fazer sua parte, e estava fazendo bem até então. Tanto que, nos treinos classificatórios, ele fez a pole, confirmando seu favoritismo.

Mas ai sim, acontece o primeiro fato importante do GP da Alemanha. No warm-up de domingo, antes da corrida, em baixo de muita chuva,  Pironi se livrava da Williams de Derek Daly, mas não vê a Renault de Alain Prost, e catapulta-se, um acidente que lembra muito o de Gilles Villeneuve, exatamente três meses antes. O francês ficou com suas duas pernas gravemente feridas, e o francês decide se aposentar da Fórmula 1. Sua posição na pole ficou vaga.

Sem Pironi, o grid então ficou assim: Prost, Arnoux, Piquet, Tambay, Patrese, Alboreto, de Cesaris, Rosberg e Watson. Na largada, Arnoux e Piquet partiram melhor que Prost, tomando as duas primeiras posições. Após a primeira volta, Piquet passa por Arnoux, e assume a ponta da corrida. Tambay ultrapassa também o francês da Renault, mas piquet já começa a ter uma boa frente na corrida.

Tentando partir par a segunda vitória no campeonato, Piquet vai com a “faca nos dentes”, como diz sempre Galvão Bueno. Prost abandona a prova na décima quarta volta, por causa da injeção do seu carro. Mas, na volta de número 18 que acontece o segundo fato da corrida. Nelson se prepara para colocar uma volta na ATS do chileno Eliseo Salazar. Mas, o chileno não alivia o pé, acertando o pneu traseiro esquerdo do carro de Piquet.

O brasileiro sai furioso do carro, gesticulando para o chileno, que começou a falar com o brasileiro. Piquet ficou mais furioso ainda, e saiu em cima do chileno, como famoso soco “lango-lango”, além de um chute ‘em vão’.  Quando tentava retornar aos boxes, Nelson Piquet tentou achar uma van para levá-lo.

Mas, ao entrar na van, Piquet se depara com Eliseo Salazar no veiculo. Ainda irritado com o chileno, Piquet o expulsa, e também manda o motorista para fora do carro, decidindo conduzir a van até os boxes. Mas, algum tempo depois, o brasileiro fica sabendo que aquele acidente foi a melhor coisa que aconteceu, pois evitou que o motor BMW de sua Brabham fosse explodir em plena Alemanha, ainda mais na liderança da corrida.

Outro fato, é quem quem assumiu a liderança da corrida foi um francês da Ferrari, mas não o lider do campeonato e acidentado Didier Pironi, mas sim o ‘novato’  da equipe Patrick Tambay, que fazia sua quarta corrida pela Ferrari. O francês assumiu a ponta da corrida e ficou com ela até a bandeirada,  com 16 segundos de vantagem para René Arnoux, da Renault. Keke Rosberg completou o o pódio, com Alboreto, Giacomelli e Marc Surer completando os outros lugares pontuáveis.

Após a corrida, Didier Pironi, mesmo acidentado, ainda continuava na liderança do campeonato, com 39 pontos, contra 30 de John Watson, da McLaren, 27 pontos de Keke Rosberg, da Williams, 25 pontos de Alain Prost, da Renault, e 24 pontos de Niki Lauda, da McLaren. A Ferrari era a lider nas construtores com 61 pontos, contra 54 da McLaren, 44 da Renault e 40 da Williams.

A próxima corrida da temporada foi na Áustria, em Österreichring, corrida que contarei a história no próximo capitulo da novela de 1982.

Publicado em março 11, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 20 Comentários.

  1. Uma das melhores temporadas…olha só a pontuação do campeão em mais de 15 provas: 44 pontos e o vice, com 39 , sendo que ficou umas 5 provas de fora….o título era pra ser da Ferrari

  2. Hahahaha, o gp ficou marcado pela briga de lango lango do Piquet com o chileno …

    O mais legal é que o chileno sabia que ia tomar uns tapas e nem tirou o capacete.

  3. Vale lembrar que depois desse acidente com Pironi, Alain Prost nunca mais acelerou em chuva, ele mesmo admitiu que ficou muito abalado ao ver Pironi cheio de sangue, nunca mais conseguiu dar 100% em piso molhado. Prost poderia ter sido campeão em 82, mas abandonou por 9 vezes enquanto liderava. Curioso é que depois da perda dos títulos para Piquet 83 e Lauda 84, o francês decidiu fazer corridas mais de “espera”, poupando equipamento e apostando mais nas estratégias acelerando menos também no seco…o resto da história todos sabem. Lembro dessa temporada como se fosse hoje, 11 vencedores, greve de pilotos, mortes na pista, retorno de Mario Andretti correndo em Monza fazendo pole. Rosberg mereceu o título, em várias corridas ele chegou a brigar com os turbos que eram superiores(até perder potência ou quebrar), aí os aspirados tomavam conta da festa. Bela temporada, pena que morreram dois pilotos: G. Villeneuve e R. Paletti, mais o grave acidente com Pironi. Já em 83 os turbos não deram chance vencendo 13 das 16 corridas, era o fim dos aspirados. Em 84 começou a era moderna da F1 com a chegada da eletrônica nos carros (só turbo) com a famosa “cx preta” , além de dezenas de computadores nos boxes, era a informática tomando conta dos boxes com dezenas de engenheiros. Depois disso o piloto passou mais a desenvolver o carro analizando os dados junto com os engenheiros, antes(até 83) o piloto era quem fazia mais o papel de “telemetria”, ele quem sentia tudo no carro e passava os dados para os engenheiros. De 84 até hoje não mudou muito a maneira de desenvolver o carro, a telemetria coleta dados, o piloto da seus palpites e os engenheiros mandam fazer as mudanças nos carros…

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