A confusa FIA

 Não podia deixar passar batido por aqui. Em meio as tantas mudanças de regras de um dia para outro, a FIA parece não estar se entendendo com o que faz na Fórmula 1. Uma hora ela diz que vai banir uma coisa, depois libera pela metade, depois liberta tudo de novo, como se nada tivesse acontecido.

Devo lembrar caros leitores, que a FIA é a principal organizadora de automobilismo de todo o mundo. Nenhuma competição é considerada importante sem ser reconhecida por eles, nem que for corrida de carrinhos de controle.

Difusor duplo na Toyota. Dispositivo continuou até o fim da temporada 2010

Mas parece que a entidade perdeu o controle de suas decisões nos últimos tempos. Vamos apenas volta em 2009, com o polêmico difusor duplo da Brawn GP, Toyota e Williams. Tudo isso devido a brechas dadas pela FIA em seus regulamentos.

Claro que as outras equipes contestaram, mas também copiaram a ideia depois que viram que na FIA não iria proibir o difusor. O resultado foi que a Brawn, uma das equipes que começaram o ano com o dispositivo, foi campeã com sobras no ano, dominando principalmente o inicio da temporada com Jenson Button.

Apenas no final de 2010 que o difusor duplo seria proibido pelas maiores entidades da Fórmula 1.

F-duct lançado pela McLaren. Sistema foi retirado ao final de 2010

Em 2010, mais uma engenhoca foi lançada, mas dessa vez pela McLaren. A equipe lançou o também controverso F-Duct, que nada mais era que o piloto com sua mão ou perna impedir a passagem do ar para o carro para que ele pudesse atingir maiores velocidades nas retas, depois disso, o piloto liberava o ar nas curvas até de chegar nas retas.

Mais um sistema que gerou discussões, que foi liberado e que as outras equipes tiveram que colocar em seus carros para não entrarem em desvantagem. Isso sem contar também com a asa dianteira móvel, que foi invenção da equipe Red Bull, também proibida para esse ano.

Mas quem acha que parou por ai, se engana.

Asa traseira móvel. Famoso "me engana que eu gosto"

O ano de 2011 veio com mais uma polêmica. A FIA, com a intensão de aumentar o número de ultrapassagens, cria a asa traseira móvel. Mas a idéia ainda é vista com outros olhos por muitos, pois ultrapassagens artificiais não são nenhum um pouco excitantes.

Tudo serviu apenas para enganar a pessoa que apenas assiste as corridas, não quem acompanha a Fórmula 1. Que graça tem um piloto atrás com menos de 1 segundo de distância pro carro da frente abrir a asa e quem esta na frente simplesmente ter que ver o sujeito passar como se seu carro e ele não fosse ninguém ali?

Mas o fato que muitas ultrapassagens esse ano estão sendo muito mais por conta dos pneus que desgastam mais rapidamente, já que estamos vendo muitas ultrapassagens em pontos que não podem utilizar do dispositivo.

Difusor soprado. Uma regra que foi mudada por várias vezes em pouco tempo até ser liberada de vez

Mas a maior polêmica está sobre um ‘tal’ difusor soprado. O sistema, nas palavras de Barrichello: “Quando o piloto tira o pé, eletronicamente, é como se eu ficasse com o pé embaixo gerando aquele gás que sai pelo escapamento ao acelerar. Mesmo na freada, o gás continua explodindo em 100% em cima do difusor, gerando a aerodinâmica. Isso é o que está sendo proibido a partir de Silverstone.” (trecho tirado do site TotalRace).

Na primeira vez, a FIA teria proibido o uso, depois liberado 50% da capacidade desse difusor aquecido para equipes de motores Renault, 20% para equipes de motores Mercedes e 10% para o restante. Logo depois, a equipe libergou o uso normalmente, dizendo que a regra mudaria apenas em 2012.

Mas o que podemos ter mais de lambança da FIA até lá? Espero que nada, pois isso só prejudica a categoria.

Publicado em julho 16, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Eu não diria confusa, mas sim mal orientada.
    O pior é que é sempre orientada na direção da Ferrari… Por que né?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: