A relação Brasil e F1 atualmente

Em uma pesquisa realizada recentemente, notou-se uma queda de quase 50% de audiência brasileira nas transmissões da Fórmula 1. Uma queda muito significante, mas existem alguns pontos que podem explicar essa queda.
A Fórmula 1 nunca foi o esporte dos mais populares no Brasil. Futebol sempre foi preferência nacional, disparadamente, enquanto outros esportes como vôlei aparecem a frente da Fórmula 1 no quesito preferência.

Outro ponto a ser destacado é a falta de brasileiros vencendo na Fórmula 1 atualmente. Desde o GP da Itália em 2009, quando Rubinho venceu pela ultima vez representando as cores do Brasil, não ouvimos mais o hino nacional e a bandeira verde e amarela no alto do pódio. Passou perto na Alemanha ano passado, até a Ferrari ordenar que Massa desse a posição de vencedor para Alonso. Aquilo também contribuiu bastante para a queda de interesse dos brasileiros pela Fórmula 1.

Os fãs de verdade da categoria não precisam necessariamente ver as corridas apenas por um brasileiro estar vencendo, disputando titulos. Apreciamos boas corridas, criticamos duramente aquelas corridas chatas em circuitos que são bonitos mas ordinários.

Claro que seria bom ver um brasileiro voltando a vencer corridas, disputando titulos, seria bom para a moral do Brasil lá na categoria considerada mais importante do automobilismo, como era desde Emerson Fittipaldi até Ayrton Senna, com Felipe Massa quase sendo campeão em Interlagos. Corrida que entrou pra história, por sinal.

Verdade seja dita, a Fórmula 1 só terá a grande audiência que sempre teve a alguns anos atrás quando um brasileiro voltar a colocar a bandeira brasileira no alto do pódio, quando o nosso hino estiver tocando antes do hino de alguma equipe. Sim, a maioria dos brasileiros só assistem corridas quando um brasileiro ganha, ou para falar mal dos brasileiros que estão atualmente por lá (vou falar disso melhor no próximo texto que eu vou fazer).

Publicado em dezembro 7, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Com certeza, a falta de interesse está ligada a falta de vitória e pódios. Mas, para mim, o principal motivo é a ignorância do brasileiro, que só assiste enquanto está no topo, como o Massa/2008. Não vê pelo esporte, mas pela vitória, pelo fato de estar vencendo sempre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: